Durante o mês de outubro, Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, os alunos do Jardim de Infância de Curvos inventaram animais dignos de A Arca de Não é. O livro de Miguel Neto e Julie Staebler esteve no centro de um projeto de animação de leitura, que decorreu em várias fases, dinamizado pela Biblioteca Escolar da EB 1/JI de Curvos e pelas educadoras Eugénia Ferreira e Fernanda Ribeiro. Na primeira sessão que decorreu na BE, o sargato, a jacaraca e a porcoleta foram imediatamente adotados pelos nosso pequenos alunos, que logo quiserem arranjar-lhes amigos à altura. O processo criativo foi complementado pela pesquisa de informação, na Internet e em enciclopédias de animais, e implicou a ilustração, a colagem e até a caracterização dos animais. O processo resultou num belíssimo livro em papel e num pequeno filme em que os alunos deram voz aos animais inventados.
A promoção da leitura, o desenvolvimento de competências de literacia da informação, de expressão plástica e de oralidade foram concretizados neste trabalho que tanto prazer deu aos alunos e às dinamizadoras.
Vejam como tudo aconteceu:
Eis o pequeno filme ao qual os pequenos criativos deram voz:
Adorei participar neste projeto. Estou orgulhosa das nossas crianças e das dinamizadoras.Quero mais.
ResponderEliminarEducadora Fernanda
Este projeto teve muito impacto nas crianças participantes, provocando um grande entusiasmo nas mesmas e até nos adultos. Adorei e fico à espera de mais.
ResponderEliminarEducadora Gena
EU nao participei mas pelo o que vi gostei imenso...
ResponderEliminar