Atividades 2012/2013

Junho de 2013



 
     Em implementação há quatro anos, o projeto Leituras Animadas, promovido pela Biblioteca Escolar, envolveu, no ano letivo 2012/2013, os alunos do 1.º e 2.º anos da E. B. 1/JI de Curvos. Num trabalho articulado entre a equipa das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira, o docente titular de turma, Jorge Sampaio, e o docente responsável pelo Ensino da Música (Área de Enriquecimento Curricular), Gonçalo Jaques, foi criado o filme de animação As duas estradas, uma adaptação da belíssima obra da autoria de Isabel Minhós Martins, com ilustrações de Bernardo Carvalho, da editora Planeta Tangerina.
 
     O projeto nasceu da sessão de animação de leitura na Biblioteca Escolar e continuou na sala de aula. Os alunos reinterpretaram texto e ilustrações, recriaram cenários e personagens e deram voz ao filme que deixou orgulhosos todos os intervenientes.
 
 
Vejam o filme criado e digam lá se não é animação de leitura no seu melhor!



 
 
Agradecemos à editora Planeta Tangerina pela magnífica viagem!
 
 
 
Cliquem na imagem da capa do livro, acedam ao Cata Livros e conheçam melhor a obra que nos inspirou.
 
 
 
 
_________________________________________________________



Encontro de Monitores das Bibliotecas Escolares

     Os alunos Monitores das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira visitaram, no dia 13 de junho de 2013, a Escola sede de Agrupamento. Na Biblioteca Escolar, decorreu a sessão de encerramento das atividades, com entrega de certificados e pequenas lembranças a todos os monitores, seguindo-se uma visita às instalações da Escola, guiada pela Coordenadora das Bibliotecas Escolares, professora bibliotecária Alice Fangueirinho Pimenta. O almoço na cantina constituiu um momento de partilha de experiências e de convívio entre alunos da E.B.1 de Curvos, do Centro Escolar de Fão e da E.B. 2, 3 António Correia de Oliveira.



   
_________________________________________________________


Maio de 2013


Apresentação dos livros 

Duelo entre lápis de pau e esferográfica 
Na Dinastia dos  Verdes
 Alice Costa
 

     A apresentação dos dois últimos livros de Alice Costa, Duelo entre lápis de pau e esferográfica e Na Dinastia dos Verdes, aconteceu, no dia 24 de maio de 2013, em ambiente de festa. Numa noite aberta à comunidade escolar, organizada, em parceria, pela Junta de Freguesia de Curvos, pela Biblioteca Escolar e pelos docentes da E. B. 1 de Curvos, conversou-se sobre livros, sobre a importância da leitura, da escrita e das restantes artes.



 
  Os alunos partilharam com a autora o resultado do seu trabalho, criado a partir das obras lidas. Poemas inspirados na obra A Dinastia dos verdes e um filme dedicado à autora mostraram que a leitura é também um estímulo à criatividade.  
 
 


 

  
    Aqui fica a autora Alice Costa enquanto personagem de um pequeno filme ilustrado e narrado pelos alunos do 3.º a 4.º anos:





_________________________________________________________


Abril de 2013

Dia Internacional do Livro Infantil

               No dia 2 de abril de 2013, celebrou-se o Dia Internacional do Livro Infantil na Biblioteca Escolar da E.B. 1/JI de Curvos. As crianças da Creche do Centro Social da Paróquia de Curvos  participaram numa sessão de histórias, com uma seleção de livros infantis que esperamos ter honrado o dia e os autores. Um bicho estranho, de  Mon Daporta e Óscar Villán, Leonardo, o monstro terrível, de Mo Willems, e  O Papão no desvão, de Ana Saldana e Yara Kono foram alguns dos títulos escolhidos.


______________________________________________________________________________


Março de 2013

O sonho de Mariana 

 animação de leitura - pesquisa de informação - escrita criativa


    A sessão de animação de leitura da obra O sonho de Mariana, de António Mota e Danuta Wojciechowska, esteve no centro do trabalho colaborativo desenvolvido pela Biblioteca Escolar da E.B. 1/JI de Curvos e os docentes dos 3.º e 4.º anos das escolas de 1.º ciclo de Curvos e Gemeses. A leitura motivou a pesquisa de informação que culminou num belíssimo trabalho de escrita criativa e ilustração.  As sessões de pesquisa em suporte vídeo, em suporte de papel e com recurso  a páginas Web realizou-se em dois espaços diferentes. Os alunos iniciaram o seu percurso na Biblioteca Escolar da E.B. 1/JI de Curvos, mas puderam concluí-lo na Biblioteca da Escola sede de Agrupamento, que frequentarão no próximo ano. 


 


Aqui deixamos o texto colaborativo criado e ilustrado pelos alunos, sob orientação dos seus docentes e da Biblioteca Escolar, publicado em formato digital.


Parabéns aos jovens autores!


Uma aventura - E.B. 1 de Gemeses




A Gotinha Resmunguinha - E.B. 1 de Curvos




______________________________________________________________________________


Animação de Leitura - A menina de papel


     A menina de papel, de Teresa Guimarães e Anabela Dias, esteve no centro do trabalho de animação de leitura e apoio ao currículo desenvolvido nas Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira, ao longo do 2.º período, tendo incluído alunos do 1.º e do 2.º anos do Centro Escolar de Fão, da E.B. 1 de Barral, da E.B. 1 de Esposende e da E.B. 1 de Gemeses. O Roteiro de Leitura Orientada concebido pelo grupo de trabalho RIBE (Rede Interconcelhia de Bibliotecas Escolares) constituiu uma importante orientação do trabalho da Biblioteca Escolar e dos docentes envolvidos e levou esta obra até às famílias dos alunos. A promoção da leitura associada aos temas do currículo e a integração das novas tecnologias na sala de aula resultaram nos belíssimos trabalhos que poderão visualizar abaixo.




     

Centro Escolar de Fão - 2.º ano






E.B. 1 de Esposende - 1.º B





E.B. 1 de Esposende - 1.º C





E.B. 1 de Esposende - 2.º B

 




E.B. 1 de Gemeses - 1.º e 2.º anos





___________________________________________________________________________


Fevereiro de 2013



Semana da Leitura 2013



     Decorreu, de 18 a 23 de fevereiro, mais uma Semana da Leitura 2013 do Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira, envolvendo todos os ciclos de ensino, da Educação Pré-escolar ao 9.º ano. O trabalho de docentes e alunos em prol da promoção da leitura, mais visíveis por estes dias, deixou muito orgulhosa a equipa das Bibliotecas Escolares.


Vejam como tudo aconteceu:




     No âmbito da Semana da Leitura, os alunos do 4.ºE do Centro Escolar Fão receberam o escritor e ilustrador Tiago Salgueiro, autor da obra Nesta história eu não entro!. Orientados pela professora Ondina Vasconcelos, os alunos recriaram e ilustraram o texto que a Biblioteca Escolar editou em ebook. Eis um dos trabalhos, com ilustração da aluna Margarida Rego Marques:





      A professora Paula Sofia Carvalho, extraordinária colaboradora da Biblioteca Escolar, quis homenagear os alunos do Centro Escolar de Fão com este magnífico filme, criado a partir do texto e ilustrações dos alunos do 4.º ano.

Deliciem-se!



____________________________________________________________


Novembro de 2012 


 Programa de Monitores da Biblioteca Escolar 2012/2013



     Os alunos do 3.º e 4.º anos da EB 1/JI de Curvos e do Centro Escolar de Fão estão já a colaborar com a equipa das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira no âmbito do Programa de Monitores da BE. Nos dias destinados à utilização livre do espaço pelos alunos, equipas de monitores prestam apoio aos seus colegas nas áreas de Leitura e Estudo, Informática e Áudio e Vídeo



BE - EB 1/JI de Curvos









BE - Centro Escolar de Fão








A equipa das BE agradece a extraordinária colaboração de todos os alunos 


___________________________________________________________________________


Outubro de 2012

BE - EB 1/JI de Curvos

Animação de leitura - A Arca de Não É


   
     Durante o mês de outubro, Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, os alunos do Jardim de Infância de Curvos inventaram animais dignos de A Arca de Não é. O livro de Miguel Neto e Julie Staebler esteve no centro de um projeto de animação de leitura, que decorreu em várias fases,  dinamizado pela Biblioteca Escolar da EB 1/JI de Curvos e pelas educadoras Eugénia Ferreira e Fernanda Ribeiro. Na primeira sessão que decorreu na BE, o sargato,  a jacaraca e a porcoleta foram imediatamente adotados pelos nosso pequenos alunos, que logo quiserem arranjar-lhes amigos à altura. O processo criativo foi complementado pela pesquisa de informação, na Internet e em enciclopédias de animais, e implicou a ilustração, a colagem e até a caracterização dos animais. O processo resultou num belíssimo livro em papel e num pequeno filme em que os alunos deram voz aos animais inventados.

     A promoção da leitura, o desenvolvimento de competências de literacia da informação, de expressão plástica e de oralidade foram concretizados neste trabalho que tanto prazer deu aos alunos e às dinamizadoras.


Vejam como tudo aconteceu:



 Eis o pequeno filme ao qual os pequenos criativos deram voz:




___________________________________________________________________________


BE - EB 1/JI de Curvos
Leitura em Família- Manta de Histórias


   No dia 26 de outubro, em comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, pais e filhos reuniram-se para ouvir histórias, contar histórias e conhecer o resultado do projeto que desenvolveram ao longo do ano letivo 2011/2012, dinamizado pelos professores e educadoras, pela Biblioteca Escolar e pela Associação de Pais e Encarregados de Educação da EB 1/JI de Curvos. A Manta de Histórias foi o mote para uma noite cheia de alegria em torno dos livros. A contadora de histórias Diana Maciel,  alunos e suas famílias tornaram esta noite inesquecível, organizada com o apoio da Junta de Freguesia de Curvos.





_________________________________________________________


BE - EB 1/JI de Curvos

Apoio ao Currículo - Pesquisa de Informação


     O Corpo Humano foi o tema das sessões de pesquisa de informação que tiveram lugar na BE da EB 1/JI de Curvos, no dia 10 de outubro de 2012,  preparadas pela Biblioteca Escolar e pelo docente do 4.º ano da EB 1/JI de Curvos, Miguel Neto. Foi dado a conhecer aos alunos o modelo de pesquisa Big6, assim como as normas de elaboração de trabalhos escritos, adotados para todo o Agrupamento. A partir de livros pré-selecionados e de páginas Web que integram os Recursos Educativos Digitais do blogue das BE do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira, os alunos selecionaram, recolheram e trataram a informação recolhida sobre uma das unidades do currículo.
     Esta será a primeira de várias sessões de pesquisa orientada, a realizar ao longo do ano, que se pretende que conduzam os alunos do 4.º ano a uma maior autonomia e a um aumento das suas competências de literacia da informação.



________________________________________________________________________




5 comentários:

  1. Eu gostei muito de pesquisar com a professora Alice e com os meus colegas.


    Bruno Ribeiro Cunha , 4 ano E B 1 de Curvos

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito de inventar a história da Gotinha Resmunguinha e de aprender sobre o ciclo da água.

    Tatiana Barbosa - 4.º ano - eb 1 De Curvos

    ResponderEliminar
  3. Eu gostei muito desta experiência de fazer esta história! E gostava de fazer mais.

    Eduarda Oliveira
    4.º ano
    E B 1 de Curvos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi uma experiência muito agradável e espero que se repita mais vezes. Todos os alunos adoraram.
      Professora
      MªJosé Paiva
      EB1 de Gemeses

      Eliminar
  4. olá, eu sou o Alexandre Branco, do 4.º ano da escola de Curvos. Gostei muito do trabalho que fizemos em grupo e de escrever e ilustrar a história da gotinha. Aprendi muito.

    ResponderEliminar