Mostrar mensagens com a etiqueta RBE. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta RBE. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

De regresso, no Mês Internacional da Biblioteca escolar


(ilustração de Eva Vázquez)

     Estranharão os nossos seguidores o silêncio prolongado que se abateu sobre este blogue. Saibam que a sua autora, este ano, lamentavelmente, não ficou colocada no Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira.
    Ainda não refeitos da ausência da nossa amiga e companheira de trabalho, reiniciamos hoje a publicação de artigos, lembrando-vos que outubro é o Mês Internacional da Biblioteca escolar.  
 


   
     Sob o tema "Biblioteca escolar: uma porta para a vida", as bibliotecas do Agrupamento têm levado a cabo várias iniciativas para comemorar este evento, nomeadamente: visitas guiadas para os alunos da educação pré-escolar, 1.º e 5.º anos, realização do workshop "À Descoberta da BE", divulgação do Concurso Nacional de Leitura, e abertura do programa de Monitores das BE. No dia 25, na bilbioteca escolar da EB 1/JI de Curvos, numa parceria com os docentes, a Associação de Pais e Encarregados de Educação e a Junta de Freguesia, realizar-se-á um sarau, onde serão apresentados os trabalhos efetuados no âmbito do projeto “Sonhar com Histórias”.

 





quarta-feira, 24 de abril de 2013

Mensagem de Dr.ª Teresa Calçada


    A Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares de Portugal, Dr.ª Maria Teresa Calçada, tendo-se visto impossibilitada de participar no 1º Encontro Internacional de Bibliotecas Escolares "La biblioteca escolar: Realidades y desafíos", que se realizou em Bogotá (Colômbia), nos 23 e 25 de abril, fez o depoimento que aqui apresentamos.




Saibam mais sobre este encontro aqui.


[Via: Bibliotecar]

sábado, 6 de outubro de 2012

Mês Internacional da Biblioteca Escolar


 
Biblioteca escolar: uma chave para o passado, presente e futuro
 

     De acordo com os objetivos delineados pela International Association of School Librarianship, a Rede de Bibliotecas Escolares declara o dia 22 de outubro, como o "Dia da biblioteca escolar", este ano dedicado ao tema "Biblioteca escolar: uma chave para o passado, presente e futuro".


Ler mais aqui.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Como seria a vida sem os media? - resultados nacionais



     Foram hoje divulgados os resultados nacionais da iniciativa de criação de slogans alusivos ao tema Como seria a vida sem os media?:

 - no grupo de alunos do 1º/2º ciclos de ensino básico: Sem os media ao teu lado estavas sempre desligado da autoria de Ana Carina Sousa Ferreira, do Agrupamento de Escolas de Castro Daire

     - no grupo de alunos do 3º ciclo/ensino secundário: Sem os media uma tortura, com os media uma loucura! da autoria de Diogo Calado, da Escola Secundária c/ 3º ciclo de António Gedeão, Almada


 Consultem o blogue da Rede de Bibliotecas Escolares e para mais informações.

Podem aceder aqui.


     Quanto aos  participantes da nossa escola, parabéns a todos pelo seu envolvimento, assim como aos seus professores, em especial ao Bruno Cunha, criador do slogan que representou o nosso Agrupamento.


A equipa da Bibliotecas Escolares

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Como seria a vida sem os media?


Como seria a vida sem os media?


     A Rede de Bibliotecas Escolares e o Plano Nacional de Leitura, em colaboração com o Gabinete dos Meios de Comunicação Social, propuseram aos alunos a criação de um slogan que representasse a ideia de uma vida sem as tecnologias e aplicações de comunicação que não dispensam no seu dia a dia.
     A equipa da Biblioteca Escolar já selecionou o slogan que representará os alunos do 1.º e do  2.º ciclos do Agrupamento Vertical de Escolas António Correia de Oliveira. O seu autor poderá vir a ganhar um tablet e ver a frase criada em campanhas semelhantes a realizar em 2013.


      Parabéns ao aluno Bruno Ribeiro Cunha, do 3.º ano da EB 1/JI de Curvos, o autor do criativo slogan: "Não tenho Internet, não sei o que fazer, tenho que comprar uma bola para me entreter."




Ficamos à espera do dia 1 de junho, para conhecermos os melhores slogans do país.

terça-feira, 10 de abril de 2012

Como seria a vida sem os Media?




    Consegues imaginar a tua vida sem telemóvel, televisão ou computador? Sem livros, jornais, revistas ou cinema? E se não tivesses acesso à Internet, a consolas de jogos, mp3, mp4, tablets, youtube, facebook? Como seria a tua vida?
     Este é o desafio que RBE e PNL, em colaboração com o Gabinete dos Meios de Comunicação Social (GMCS), te propõem:

- criar uma frase (slogan) que represente a ideia de uma vida sem as tecnologias e aplicações de comunicação que não dispensas no teu dia a dia.


 O autor do melhor slogan ganha um tablet (iPad).

Podes obter mais informações aqui e na tua Biblioteca Escolar.


Não percas mais tempo, cria o teu slogan!

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Dr.ª Teresa Calçada - Entrevista à revista "Visão"




     "Uma revolução silenciosa ocorre hoje nas escolas, graças às bibliotecas escolares e aos professores bibliotecários. Portugal conseguiu pela primeira vez, em 2010, atingir a média dos países da OCDE em literacia de leitura."

     Numa entrevista à revista Visão, do dia 20 de outubro de 2011, a Dr.ª Teresa Calçada, coordenadora nacional da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE),  salienta a importância do trabalho das Bibliotecas Escolares e dos professores bibliotecários na formação de alunos leitores, munindo-os das ferramentas necessárias à integração num mundo de informação como o de hoje.


Ler a  entrevista completa aqui.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Clube de Leitura "Ler o Mundo" - Uma Ideia com Mérito






     O Programa Rede de Bibliotecas Escolares (RBE),  com o objectivo de incentivar o trabalho das bibliotecas, criou, em 2005, a Candidatura de Mérito, que tem por finalidade apoiar projectos inovadores em distintas áreas de intervenção. Em 2011, de entre trinta e cinco candidaturas apresentadas, foram seleccionadas cinco, nas quais se inclui o  Clube de Leitura Ler o Mundo, um projecto desenvolvido pela Biblioteca Escolar da E. B. 2, 3 António Correia de Oliveira, em articulação com a disciplina de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) de 9.º ano.

    A RBE  viu no  projecto "muitas potencialidades" e considerou que permite "desenvolver nos alunos competências de trabalho com as ferramentas da Web 2.0", referindo, ainda, que é "inovador e com características particulares de qualidade, claramente demonstradas no trabalho já desenvolvido".

   Para conhecer um pouco melhor as cinco candidaturas seleccionadas pela RBE como Ideias com Mérito 2011, clique aqui.






(Clicar na imagem para visitar o clube e comentar as leituras realizadas.)