Atividades 2010/2011





Espectáculo de Fantoches anima visita à BE

3 de Junho de 2011


No dia 3 de Junho de 2011, os alunos do 5.º E da Escola Básica 2, 3 António Correia de Oliveira, sob orientação da professora de Língua Portuguesa, Daisi Sobral, proporcionaram aos seus colegas do 1.º ciclo uma experiência teatral e musical inesquecível. Os alunos das Escolas de Eira d’ Ana, que visitaram a Biblioteca Escolar neste mesmo dia, e de Curvos assistiram ao espectáculo de Fantoches A Princesa e o Sapo.
          O cenário e as figuras cénicas foram criados nas aulas de Educação Visual e Tecnológica, sob a forma de fantoches. Não faltaram as princesas, o sapo, a bruxa e, como não podia deixar de ser, um príncipe. As músicas que acompanharam o texto foram trabalhadas nas aulas de Educação Musical e o texto estudado em Oficina da Língua.
A articulação vertical no seu melhor!

Click to play this Smilebox photo album


___________________________________________________________



Alice Costa apresenta O Lápis de Cor Desaparecido

14 de Maio de 2011







       O dia 14 de Maio marcou a abertura da Biblioteca Escolar à comunidade local, numa parceria estabelecida entre o Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira e a Junta de Freguesia de Curvos. Nesta noite, a autora natural de Curvos, Alice Costa, apresentou o livro O Lápis de Cor Desaparecido e foi surpreendida com uma adaptação do seu texto a teatro infantil. Os lápis de cor ganharam vida e conversaram sobre o livro que conta a sua história. Os alunos do 3.º ano da E. B. 1/JI de Curvos, magnificamente preparados pela professora Virgínia Ferreira, foram os actores desta encenação, ao som das vozes dos restantes alunos do estabelecimento de ensino.


Click to play this Smilebox slideshow


___________________________________________________________



Clube das Famílias Leitoras - 2010/2011

 6.º Sessão - 18 de Maio de 2011



Preparação do Encontro Interconcelhio  dos grupos que integram o Projecto Ideias com Mérito 2010 - "Lê para mim que depois eu conto..."


___________________________________________________________


 5.º Sessão - 21 de Fevereiro de 2011


Leituras:


Há Fogo na Floresta,
Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada











___________________________________________________________



Dia Mundial da Poesia

21 de Março de 2011



    No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Poesia, realizou-se, na EB1/JI de Curvos, um encontro com o poeta  João Manuel Ribeiro. Nesta actividade, promovida pela Biblioteca Escolar, estiveram presentes os meninos e meninas dos Jardins de Infância de Curvos e de S.to António - Palmeira e suas Educadoras, tendo havia uma bonita partilha de palavras. O Poeta ofereceu os seus versos, mas pôde também saboreá-los através das bonitas intervenções dos alunos, muito bem orientados pelas suas Educadoras. Todos saíram deste encontro com os ouvidos cheios de rimas e o coração cheio de poesia.







Parabéns aos alunos e às suas educadoras pelos trabalhos apresentados!


A equipa da Biblioteca Escolar


____________________________________________________________________________



Semana da leitura 2011

21 a 25 de Fevereiro



     A EB1/JI de Curvos e a sua Biblioteca Escolar comemoraram a Semana da Leitura 2011, tendo recebido, de braços abertos, alunos, educadoras e professores vindos das mais variadas escolas do primeiro ciclo e de jardins de infância do Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira. Os Jardins de Infância de Fão, de S.to António (Palmeira), de Gandra e de Gemeses, assim como as Escolas Básicas de 1.º Ciclo de Pedreiras (Fão) e de Barral (Palmeira) estiveram entre os convidados, mas também a comunidade local foi convidada a participar.
     A Feira do Livro Infantil ofereceu aos que a visitaram muitas novidades editoriais e a descoberta de mágicas experiências ao virar de uma página.


Click to play this Smilebox slideshow


      Durante toda a semana muitas histórias se contaram e muitas extraordinárias viagens se proporcionaram aos mais pequeninos em interessantes "Horas do Conto".

     A Biblioteca Escolar recebeu logo pela manhã, no dia 21, os meninos e meninas da Sala 2 da Creche do Centro Social da Paróquia de Curvos, que, atentos, descobriram o sabor da Lua. Foi a Educadora Dina Zão quem deu a conhecer a magnífica obra A que Sabe a Lua?, de Michael Grejniec.

Click to play this Smilebox scrapbook


     Ao mesmo tempo, no salão polivalente da EB1 de Curvos, a Educadora Sameiro Zão contava aos seus alunos e aos alunos do Jardim de Infância de Curvos a história d' "O Gato que dormia no sapato" da obra A Cobra Cava-Covas e Outras Fábulas Novas, de Daniel Marques Ferreira. De uma mala cheia de fantasia saíram personagens bem engraçadas.


Click to play this Smilebox slideshow


      Neste mesmo dia, após o almoço, alunos da EB1 de Curvos, orientados pela Professora Virgínia, apresentaram aos colegas da EB1 de Pedreiras (Fão) o seu trabalho baseado na obra A Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas, de Luísa Ducla Soares. Vestiram-se a rigor, deram força à sua voz e disseram bem alto que a leitura é um grande tesouro.


Click to play this Smilebox slideshow


     Os alunos do 6.ºE da EB 2, 3 António Correia de Oliveira e as Professoras Manuela Tavares e Filomena Oliveira também quiseram colaborar com a Biblioteca Escolar nesta Semana da Leitura, trazendo até Curvos Os Ovos Misteriosos, de Luísa Ducla Soares. Na manhã do dia 22, divertiram meninos e meninas do 3.º ano da EB1 de Curvos e dos Jardins de Infância de S.to António (Palmeira) e de Fão, mas daqui todos retiraram a lição de que uma mãe ama todos os seus filhos na sua diversidade.

Click to play this Smilebox scrapbook


    Um Milhão de Beijinhos, de Elsa Lé, foi o tema da "Hora do Conto" da tarde do dia 22, que esteve a cargo da Educadora Salomé Pereira. A Educadora, através desta história, ensinou às crianças dos Jardins de Infância de Gandra e S.to António (Palmeira) que mais importante do que oferecer aos outros belos presentes é oferecer carinho e amor. No final da sessão, todos levaram para casa uma caixinha para guardar os beijinhos que iriam partilhar com aqueles de quem mais gostavam.


Click to play this Smilebox slideshow


     A Educadora Dina Zão, a nossa contadora de histórias residente, voltou à acção no dia 23 de Fevereiro, trazendo consigo o brilho dos astros. A magnífica obra de José Eduardo Agualusa, A Girafa que Comia Estrelas, constituiu um momento único nesta semana dedicada aos livros e todos os meninos e meninas dos Jardins de Infância de Gandra, S.to António (Palmeira) e Curvos conversaram com a girafa Olímpia e se deliciaram com as estrelas que também ela comia. Para visualizar as imagens da sessão, basta clicar nas estrelas maiores.

Click to play this Smilebox greeting


        No dia 24, Pais de alunos do Jardim de Infância de Gemeses contaram e dramatizaram a obra de Alexis Tolstoi, O Nabo Gigante. As crianças da EB1 de Barral (Palmeira) e os alunos do 4.º ano da EB1 de Curvos ouviram e participaram activamente na sessão, tendo, num magnífico trabalho de equipa, ajudado a arrancar o gigantesco nabo que acabou numa bela panela de sopa.


Click to play this Smilebox slideshow


       O Jardim de Infância de Gemeses esteve presente na nossa Biblioteca Escolar também na tarde do dia 24. Desta vez, a Educadora Teresa Castro contou uma das aventuras d' A Bruxinha Luna, de Luís Valente e Alice Cardoso. E porque todas as crianças gostam de bruxas, os alunos do 1.º e 2.º anos da EB1 de Curvos e dos jardins de infância de Gemeses e S.to António (Palmeira) ficaram visivelmente felizes.


Click to play this Smilebox slideshow
     



E a Semana da Leitura 2011 chega ao fim!


     A sessão de encerramento desta semana dedicada aos livros aconteceu, na noite do dia 25 de Fevereiro, na recente Biblioteca Escolar da EB1/JI de Curvos. A equipa da BE quis dar a conhecer este espaço a toda a comunidade educativa e local numa animada noite cultural. 

           Tudo começou com duas artes nobres fundidas num casamento perfeito - a literatura e a música. Carlos Paredes, o magnífico poeta da Guitarra, foi lembrado, pelo dedilhar do Professor Alberto Sousa, amante da guitarra portuguesa, e da envolvente voz de Ricardo Braga. A obra O menino que se apaixonou por uma guitarra, de José Jorge Letria, e peças musicais de Carlos Paredes, desde “Verdes anos” a “Canto de embalar”, deram início a esta noite.

     Em homenagem a todas as Bibliotecas, os alunos da EB1 de Curvos, orientados pela Professora Virgínia, deram vida ao texto de Luísa Ducla Soares, A Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas. Os jovens actores trabalharam com afinco e mostraram o resultado do seu trabalho.

      “Lê para mim que depois eu conto…” é o nome do projecto que deu origem ao Clube das Famílias Leitoras que, periodicamente, se reúne em torno dos livros e das histórias que eles contam. Os Encarregados de Educação dos alunos da EB1/JI de Curvos e da EB1 de Góios, que integram este grupo, quiseram contar aos filhos a história “Os Músicos de Bremen”. Um burro, um cão, um gato e um galo ensinaram que nunca devemos desistir dos nossos sonhos.

      A noite terminou com alimento para a alma e para o corpo. Todos os presentes visitaram a Feira do Livro e trocaram palavras em torno da mesa.



Click to play this Smilebox slideshow



A equipa da Biblioteca Escolar agradece a todas as Educadoras, Professores, Assistentes Operacionais, Alunos, Encarregados de Educação e restantes colaboradores.




___________________________________________________________



Hora do Conto

14 de Fevereiro de 2011


 

     O Tubarão na Banheira, a cómica e intrigante narrativa de David Machado, espectacularmente ilustrada por Paulo Galindro, foi a obra que a Educadora Dina Zão trouxe, no dia 14 de Fevereiro de 2011, aos meninos do 4.º ano. Todos adoraram o livro e os as actividades que realizaram no fim da sessão.   
 

___________________________________________________________



Hora do Conto

7 de Fevereiro de 2011




     Os alunos do 3.º ano divertiram-se com a Educadora Dina Zão que os levou numa viagem por terras da Pérsia com o conto "Sábios como Camelos", integrado na obra Estranhões e Bizarrocos, de José Eduardo Agualusa. O amor do Grão-Vizir pelos livros e pelas histórias contagiou os pequenos ouvintes e contribuiu, com certeza, para que venham a tornar-se grandes leitores.




___________________________________________________________



Hora do Conto

31 de Janeiro e 7 de Fevreiro de 2011




     A obra Orelhas de Borboleta, de Luisa Aguilar e André Neves, pela voz e pela alma da Educadora Dina Zão, deu início à "Hora do Conto" na Biblioteca Escolar de Curvos.

     No dia 31 de Janeiro, os meninos e meninas do Jardim de Infância puderam ouvir e recontar a maravilhosa história de Mara, a menina de orelhas de borboleta.  No dia 7 de Fevereiro, foi a vez dos alunos do 1.º e 2.º anos e todos aprenderam que cada um de nós é um ser único e precioso.





___________________________________________________________



Clube das Famílias Leitoras - 2010/2011


 4.ª Sessão - 4 de Abril de 2011


Leituras:


A Criatura Medonha, Novos Contos da Mata dos Medos, Álvaro Magalhães







Proposta de trabalho:

  • Um hospede medonho: descobrir na literatura, figuras "medonhas", adoptar uma delas, e escrever o seu diário ao longo de uma semana.



___________________________________________________________


Clube das Famílias Leitoras - 2010/2011


 3.º Sessão - 24 de Janeiro de 2011


Leituras:

Contos da Mata dos Medos, Álvaro Magalhães

  Obras relacionadas com a temática:

     - A Floresta, Sophia de Mello Breyner Andresen







Proposta de trabalho:

  • Em família, organizar um debate na Clareira do Pinheiro: cada membro assume o papel de uma personagem que defende o seu pointo de vista, numa perspectiva de defesa ambiental. As principais conclusões são colocadas no diário da árvore.

___________________________________________________________

Clube das Famílias Leitoras - 2010/2011


2.ª Sessão - 13 de Dezembro de 2010


Leituras: Ecologia e Natal - Desperdício/Consumismo


Natal de Encantar, Vários Autores

 Obras relacionadas com a temática:

     - O Primeiro Natal dos Animais, Benoit Debecker
     - O Livro do Natal, Maria Alberta Menéres
     -  A Árvore das Histórias de Natal, José Jorge Letria




  Proposta de trabalho:
  • contar diferentes histórias ao longo do advento;
  • associar as diferentes histórias às vivências de Natal;
  • recolha de uma tradição familiar ou de uma história de vida relacionada com a época.




___________________________________________________________

Clube das Famílias Leitoras - 2010/2011


1.ª Sessão - 15 de Novembro de 2010

Leituras: A Árvore e o Ambiente


A Árvore Generosa, Shel Silverstein

Obras relacionadas com a temática:

     - A Floresta, Sophia de Mello Breyner Andresen
     - A Árvore, Sophia de Mello Breyner Andresen
     - Há Fogo na Floresta, Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada
     - Herbário, Cristina Valadas, Jorge Sousa Braga




 Proposta de trabalho:
  • adoptar uma árvore e estudar as diferentes fases por que passa durante as estações do ano;
  • observar os seres vivos que com ela se relacionam; 
  • elaborar um diário de registo das observações .