sábado, 30 de março de 2013

Dia Internacional do Livro Infantil 2013

(Cartaz: Maria João Worm)
 
 
O Dia Internacional do Livro Infantil comemora-se a 2 de abril, data do nascimento do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen. O cartaz alusivo deste ano é da autoria de Maria João Worm, vencedora do Prémio Nacional de Ilustração do ano passado.

 
 
Alegria dos livros à volta do mundo é a mensagem deste ano, num belo poema de Pat Mora que podem ler aqui.

 
 
Saibam mais sobre esta data na página da Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas.

quarta-feira, 27 de março de 2013

Planeta Tangerina - melhor editora europeia em Bolonha

 
 
     «A editora portuguesa Planeta Tangerina foi eleita a melhor da Europa na literatura para a infância e juventude, recebendo um prémio atribuído na Feira do Livro Infantil de Bolonha, em Itália, foi anunciado terça-feira à noite.»
 
 
Para ler no Público, no iOnline, no Diário Digital e no Diário de Notícias.  
 
 
[Via: Blogtailors]

segunda-feira, 25 de março de 2013

Feira do Livro Infantil de Bolonha




     Há 50 anos que a  Feira do Livro Infantil de Bolonha dá a conhecer os melhores autores e ilustradores de literatura infantil e juvenil, incluindo portugueses. 

Leiam mais sobre esta feira que se inicia hoje e que tem a Suécia como país convidado:



sábado, 23 de março de 2013

'O sonho de Mariana' - leitura, pesquisa, escrita criativa




     A sessão de animação de leitura da obra O sonho de Mariana, de António Mota e Danuta Wojciechowska, esteve no centro do trabalho colaborativo desenvolvido pela Biblioteca Escolar da E.B. 1/JI de Curvos e os docentes dos 3.º e 4.º anos das escolas de 1.º ciclo de Curvos e Gemeses. A leitura motivou a pesquisa de informação que culminou num belíssimo trabalho de escrita criativa e ilustração.  As sessões de pesquisa em suporte vídeo, em suporte de papel e com recurso  a páginas Web realizou-se em dois espaços diferentes. Os alunos iniciaram o seu percurso na Biblioteca Escolar da E.B. 1/JI de Curvos, mas puderam concluí-lo na Biblioteca da Escola sede de Agrupamento, que frequentarão no próximo ano.







Vejam as obras criadas pelos alunos na página Atividades 2012/2013

'A menina de papel' - animação de leitura


     A menina de papel, de Teresa Guimarães e Anabela Dias, esteve no centro do trabalho de animação de leitura e apoio ao currículo desenvolvido nas Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira, tendo incluído alunos do 1.º e do 2.º anos do Centro Escolar de Fão, da E.B. 1 de Barral, da E.B. 1 de Esposende e da E.B. 1 de Gemeses. O Roteiro de Leitura Orientada concebido pelo grupo de trabalho RIBE (Rede Interconcelhia de Bibliotecas Escolares) constituiu uma importante orientação do trabalho da Biblioteca Escolar e dos docentes envolvidos e levou esta obra até às famílias dos alunos. 





A promoção da leitura associada aos temas do currículo e a integração das novas tecnologias na sala de aula resultaram em belíssimos trabalhos que poderão visualizar na página Atividades  2012/2013.

quinta-feira, 21 de março de 2013

Encontro com Gisela Silva é notícia



     O encontro com a autora Gisela Silva, que teve lugar na Semana da leitura 2013, nas Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira, foi notícia no blogue da editora Trinta por uma linha



Cliquem  na imagem e espreitem:




segunda-feira, 4 de março de 2013

Semana da Leitura 2013

   Decorreu, de 18 a 23 de fevereiro, mais uma Semana da Leitura 2013 do Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira, envolvendo todos os ciclos de ensino, da Educação Pré-escolar ao 9.º ano. O trabalho de docentes e alunos em prol da promoção da leitura, mais visíveis por estes dias, deixou muito orgulhosa a equipa das Bibliotecas Escolares.


Vejam como tudo aconteceu:



A equipa das Bibliotecas Escolares