sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Feira do Livro 2012



      Mais informações sobre a Feira do Livro do Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira no blogue da Biblioteca Escolar da E. B. 2, 3 António Correia de Oliveira.


     Para saber mais sobre a festa do livro, basta clicar aqui.


A equipa das Bibliotecas Escolares

sábado, 10 de novembro de 2012

Concurso " Clube dos Eco guerreiros"

...



     A editora de literatura infantil Trinta Por Uma Linha está a promover, no ano letivo de 2012/2013, o concurso literário O Clube dos Eco Guerreiros para alunos do 1.º e 2.º ciclos, tendo por objetivos motivar para a leitura e para a escrita, e ajudar a promover comportamentos no sentido da preservação e sustentabilidade do planeta.
     Os livros da Trinta Por Uma Linha que sustentam este concurso, da autoria de João Manuel Ribeiro, são os seguintes:

 - O Senhor Péssimo é o Máximo (2012)
- Quem do Alto Olhar (2011)
- Raras Aves Raras (2010)
- Gémeos (2009)

     Cada um destes livros, segundo as características que lhes são específicas, aborda de forma alargada questões ecológicas, ambientais e humanas. O concurso tem o apoio de várias instituições, entre as quais a Rede de Bibliotecas Escolares/RBE e o Plano Nacional de Leitura/PNL.


Mais informações sobre este concurso aqui.


[Via blogue RBE]

"Um chá para Alice" na Gulbenkian

.....



     O "País das Maravilhas" situa-se, de 1 de novembro de 2012 a 10 de fevereiro de 2013, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

     Um chá para Alice é o nome da exposição que traz a público as ilustrações originais das mais conhecidas versões do conto Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll, da autoria dos melhores ilustradores para a infância nacionais e internacionais. E porque esta história e as suas ilustrações também inspiraram cineastas, visitem a página oficial do filme da Disney, realizado por Tim Burton.

Saibam mais sobre esta extraordinária exposição aqui.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Animação de leitura - A Arca de Não É



     Durante o mês de outubro, Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, os alunos do Jardim de Infância de Curvos inventaram animais dignos de A Arca de Não é. O livro de Miguel Neto e Julie Staebler esteve no centro de um projeto de animação de leitura, que decorreu em várias fases,  dinamizado pela Biblioteca Escolar da EB 1/JI de Curvos e pelas educadoras Eugénia Ferreira e Fernanda Ribeiro. Na primeira sessão que decorreu na BE, o sargato,  a jacaraca e a porcoleta foram imediatamente adotados pelos nosso pequenos alunos, que logo quiserem arranjar-lhes amigos à altura. O processo criativo foi complementado pela pesquisa de informação, na Internet e em enciclopédias de animais, e implicou a ilustração, a colagem e até a caracterização dos animais. O processo resultou num belíssimo livro em papel e num pequeno filme em que os alunos deram voz aos animais inventados.

     A promoção da leitura, o desenvolvimento de competências de literacia da informação, de expressão plástica e de oralidade foram concretizados neste trabalho que tanto prazer deu aos alunos e às dinamizadoras.


Vejam como tudo aconteceu:



 Eis o pequeno filme ao qual os pequenos criativos deram voz: