domingo, 27 de maio de 2012

João Manuel Ribeiro na BE


     João Manuel Ribeiro, o extraordinário poeta da infância, regressou à Biblioteca Escolar da EB 1/JI de Curvos, no dia 22 de maio, para um encontro com os alunos dos jardins de infância de Curvos e S.to António, de Palmeira de Faro. Este encontro foi o primeiro de três que aconteceram no Agrupamento Vertical de Escolas António Correia de Oliveira: no Jardim de Infância de Gandra e na Biblioteca Escolar do Centro Escolar de Fão.

     Na sessão, que apaixonou alunos e educadoras, João Manuel Ribeiro partilhou os seus poemas, lidos, cantados, em jogos que levaram os meninos e meninas a brincar com as palavras poéticas. O poeta pôde também receber dos alunos extraordinários trabalhos realizados em contexto de sala de aula, a partir das obras que escolheram ler com as suas educadoras.

Aqui fica a reportagem dos encontros:




A poesia é mesmo para todos!


A equipa das Bibliotecas Escolares

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Como seria a vida sem os media?


Como seria a vida sem os media?


     A Rede de Bibliotecas Escolares e o Plano Nacional de Leitura, em colaboração com o Gabinete dos Meios de Comunicação Social, propuseram aos alunos a criação de um slogan que representasse a ideia de uma vida sem as tecnologias e aplicações de comunicação que não dispensam no seu dia a dia.
     A equipa da Biblioteca Escolar já selecionou o slogan que representará os alunos do 1.º e do  2.º ciclos do Agrupamento Vertical de Escolas António Correia de Oliveira. O seu autor poderá vir a ganhar um tablet e ver a frase criada em campanhas semelhantes a realizar em 2013.


      Parabéns ao aluno Bruno Ribeiro Cunha, do 3.º ano da EB 1/JI de Curvos, o autor do criativo slogan: "Não tenho Internet, não sei o que fazer, tenho que comprar uma bola para me entreter."




Ficamos à espera do dia 1 de junho, para conhecermos os melhores slogans do país.

domingo, 13 de maio de 2012

Trabalho colaborativo



Mais um exemplo de trabalho colaborativo entre Biblioteca Escolar, docentes e alunos.
No âmbito do programa de Formação de Utilizadores, a professora Adriana Moreira e os seus alunos do 3.º e 4.º anos da EB 1 de Eira d’Ana participaram numa sessão, na EB 1/JI de Curvos, dedicada aos aspetos paratextuais do livro. Através da exploração da capa, da contracapa e da lombada de livros, os alunos puderam identificar os elementos de um livro enquanto objeto. Para além do título, do nome do autor e do ilustrador, assim como da editora, compreendeu-se a presença de informações como o ISBN, a cota e até a numeração do código de barras.


     A Biblioteca Escolar propôs aos alunos e à sua professora a criação de uma capa, contracapa e lombada de um livro imaginário e que assumissem, simultaneamente, os papéis de autor e de editor. As capas foram expostas na sala de aula e submetidas a uma avaliação por parte da turma, tendo a capa eleita por todos sido o embrião de uma história colaborativa e sua ilustração. Este trabalho permitiu, também, o desenvolvimento de competências tecnológicas, com a utilização do programa Powerpoint ou do Tuxpaint em algumas das ilustrações. Os materiais falantes, da autoria da aluna Lara Lomba, foi o ponto de partida. Aqui apresentamos o ponto de chegada, um ebook, com recurso à ferramenta ISSU, com edição da BE. 







Parabéns à professora Adriana e aos seus alunos!