sábado, 26 de novembro de 2011

O Contador de Histórias na BE de Curvos



 


 
     No âmbito das atividades de promoção da leitura, a Biblioteca Escolar de Curvos recebeu, no dia 25 de novembroFilipe Lopes, O Contador de Histórias. Este dinamizou a Oficina de sobrevivência para pais contadores de histórias, uma sessão de formação que contou com a participação de mães, educadoras de infãncia, animadoras sociais,  professoras e assistentes operacionais, todas com o interesse comum de aprender mais sobre como motivar as crianças para a leitura. Para além de técnicas de contar histórias, foram dadas a conhecer obras de referência da literatura infantil, assim como algumas dicas sobre como escolher as obras de melhor qualidade literária e estética.


Toda a reportagem fotográfica na página das Atividades da BE


terça-feira, 8 de novembro de 2011

ABC dos Afetos



 
     Nas sessões de Formação de Utilizadores destinadas ao 1.º ciclo, que tiveram lugar na BE de Curvos,  os alunos participantes conheceram a obra Abecedário maluco,  de Luísa Ducla Soares, concretamente o texto "Abecedário maluco dos nomes",  a propósito da organização por ordem alfabética dos livros. Neste âmbito,  foi sugerido aos professores e alunos que criassem o "Abecedário dos nomes da turma". A professora Adriana Moreira e os seus alunos do 3.º e 4.º anos, da EB 1 de Eira d'Ana, aceitaram o desafio e criaram algo ainda mais interessante: O ABC dos Afetos, um tema que foi alvo de reflexão nas suas aulas.


Poderão ver este belo trabalho, se clicarem aqui.


sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Promoção da leitura dá os seus frutos

    
     A sessão de Hora do Conto que a Biblioteca Escolar promoveu, no dia 24 de outubro de 2011, dinamizada pela professora Catarina Carvalho, a partir da obra A menina que detestava livros, de Manjusha Pawagi, deu os seus frutos. Professora e alunos do 4.º ano da E.B. 1/JI de Curvos levaram a história de Mina para a sua sala de aula e, com ela, puderam desenvolver várias competências, desde a escrita à expressão plástica. A obra foi lida e resumida, tendo sido eleitos dois dos melhores resumos. Toda a turma ilustrou os momentos mais marcantes da história da menina que detestava livros, mas que, por acidente, acabou por descobrir o prazer da leitura.

     Vejam o resultado do trabalho deste magnífico grupo, liderado pela professora Nádia Bastos.



Parabéns à professora e aos alunos.